"A história do médico que
viveu no sertão,na primeira metade
do século XX,e se tornou um dos
mais influentes políticos de sua época".
José Adelmario Pinheiro,o centenário de nascimento do médico e político baiano Adelmário Pinheiro foi comemorado em 2007.Além das homenagens prestadas na ocasião,a família Ferraz Pinheiro-particularmente seus dez filhos-decidiu produzir e publicar este livro pra registrar a admirável história da sua vida,sua postura humanista e seu pensamento republicano democrático.
Tendo nascido em Pojuca,no Recôncavo baiano,em 15 de março de 1907,foi do sertão do sudoeste que DR. Adelmário,como sempre foi chamado ,começou a formar formar família e clinicou por quase 20 anos,durante a primeira metade do século XX.Além de médico,também foi professor,carreira que se iniciou ainda estudante e exerceu eventualmente ao longo da vida.
A partir dos anos 50 do século passado,ao ingressar na política voltou a Salvador.Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos,secretário de estado e presidente da Assembléia Legislativa.
Afro-descendente,Adelmário contrario seu destino.Nasceu pobre e Lourença,neta\de escravos semi-analfabeta,o criou praticamente sozinha.Mesmo assim,conseguo tornar-se bacharel em Ciências e Letras, em 1927,e logo depois se formou em medicina em 1930.
Homem simples,porém de sofisticada inteligência e oratória,passou pelo poder com humildade.Não se rendeu aos encantos e seduções do poder,ele próprio pessoa portadora de tantos encantos e seduções.Em relação à vida política,o destaque centro -se na dignidade honestidade,compromisso,austeridade e liderança autêntica.
Homem de muitas paixões.Tinha paixão pelo exercício da política e pelo povo que representava,pelo velho Esporte Clube Ypiranga e por Tremedal e os demais municípios da região,no sudoesta pobre e abandonado.
Casou-se com Izalta Ferraz Pinheiro,filha de Tremedal e também da paciência e generosidade.Mulher guerreira que constituiu com ele uma família com enorme prole.
Ao conhecermos a história de sua vida e seus feitos ficam evidentes os saberes e sabores do seu nome.Suas qualidades deram o tom,o ponto,a singularidade para a formação dos alicerces da família Pinheiro.Em conjunto com a força de sua mulher,investiu na construção de um ambiente propício para fecundar,criar e deixar florescer as diferentes personalidades e identidades de seus filhos.Cada qual semente de novos Pinheiros e disseminadores das qualidades do nome.Ao destacá-las vem a lembrança da atuação na família e de suas repercussões mais abrangentes na vida social e pública.Cada uma dessas qualidades sabe,na sua essência,sobre o comprometimento na sua continuidade e da importância de buscar a sua confirmação.